
Cidade Palimpséstica
Cidade Palimpséstica apresenta fotografias antigas que contam a história da capital mineira e refletem sobre sua constante reescrita urbana.
Entre demolições e reconstruções, o constante movimento arquitetônico formou um palimpsesto urbano, cujas consequências das intervenções são múltiplas. Algumas delas podem ser conferidas nos quatro eixos norteadores da exposição: Palimpsesto, Espaçamentos, Construir e Habitar.
Trata-se da Exposição Curricular do curso de Museologia da UFMG 2019, composta por imagens das décadas de 1960 e 1970, que integram o acervo do Laboratório de Fotodocumentação Sylvio de Vasconcellos, da Escola de Arquitetura e Design da UFMG.
A exposição esteve presencialmente no Espaço Cultural CBTU, no Centro Cultural UFMG e na Escola de Arquitetura da UFMG.
Saiba mais sobre a exposição curricular Cidade Palimpséstica visitando o seu website (expo2019.webmuseu.org) e passeie pela coleção on-line clicando na imagem abaixo.
Travessia
Travessia é a mostra on-line desenvolvida pelos alunos do Curso de Museologia da UFMG, na disciplina Bibliotecas, Arquivos e Museus Digitais (2019). Teve como inspiração a exposição curricular Cidade Palimpséstica, adotando como ponto de partida o acervo do Laboratório de Fotodocumentação Sylvio de Vasconcellos (LAFODOC/UFMG).
Os curadores lançaram um olhar subjetivo e poético sobre o acervo, selecionando individualmente uma imagem congelada no tempo, refotografando seus sentidos, descobrindo nas lentes do outro uma fruição pessoal. Morte e vida, memórias e infância, chegadas e partidas, passagem do tempo. Cada um colocou na fotografia escolhida algo de seu, sua própria travessia nestes lugares e também não-lugares. Cenas de um cotidiano citadino que não achou seu genius loci, mas que na exposição Travessia descobriu seu significado.
Clique aqui para ler o post sobre os bastidores da exposição Travessia.
